Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, participou, na manhã desta terça-feira (27), da cerimônia em comemoração aos 30 anos de parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Porto, de Portugal. O evento, que ocorreu no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, reuniu autoridades acadêmicas e representantes de ambos os países.

O convite para a participação do conselheiro Érico Desterro partiu do reitor da Ufam, Sylvio Puga, reconhecendo a relevância da Corte de Contas amazonense na promoção da transparência e da eficiência na gestão pública. O presidente do TCE-AM destacou a importância de estar presente na ocasião e ressaltou o valor da parceria estabelecida entre as instituições de ensino ao longo de três décadas.

“É uma alegria poder participar dessa cerimônia que celebra uma parceria tão sólida e duradoura entre a Ufam e a Universidade do Porto. Essa colaboração tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da ciência, pesquisa e inovação no Amazonas, além de promover intercâmbios acadêmicos enriquecedores para estudantes e, como não posso deixar de lembrar, os professores, nos quais me incluo”, afirmou o conselheiro.

Três décadas de parceria

A parceria entre a Ufam e a Universidade do Porto foi iniciada na década de 1990, graças ao esforço e visão do professor Alberto Manuel de Sampaio e Castro Amaral, ex-reitor da Universidade do Porto e homenageado com o título de Doutor Honoris Causa pela Ufam. Ao longo dos anos, o convênio tem possibilitado avanços significativos nas áreas de pesquisa, inovação e qualificação de docentes e discentes.

A cerimônia foi marcada por momentos de celebração, reflexão e projeção de futuras ações conjuntas, reforçando o compromisso mútuo de promover a excelência acadêmica e científica por meio da parceria entre a Ufam e a Universidade do Porto.

Relacionados