Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

A unidade móvel do programa está posicionada na área de estacionamento do Centro de Convivência Padre Pedro Vignola.

Em dois dias no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, que funciona na Rua Gandu, n.º 119, Cidade Nova, zona Norte de Manaus, o “Programa Justiça Itinerante”, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), registrou mais de cem atendimentos, incluindo a realização de audiências e a prestação de serviço de orientação jurídica. O atendimento no local se estenderá até o dia 29 deste mês de julho, ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

“A Justiça Itinerante presta serviços na área de família, área de Juizado Especial Civel com questões até 20 salários mínimos e a emissão de isenção para segunda via de registro civil. “A maior procura de atendimento é por questões de divórcio, ressaltando que atendemos nos casos em que o divórcio é concensual entre as partes. Também é grande a demanda relativa aos pedidos de pensão alimentícia e de guarda (de filhos), que costuma ser resolvida junto com a pensão”, explicou o servidor Ribamar Martins, que coordena a equipe de atendimento na unidade móvel do Justiça Itinerante.

Entre as pessoas atendidas pela equipe do Justiça Itinerante na manhã desta terça-feira, foi o agente de portaria Diego Rodrigues, 35, que deu entrada no oferecimento de pensão alimentícia e regulamentação das visitas, referente ao filho dele de 6 anos de idade. “Eu não via meu filho há cinco meses e só consegui passar alguns minutos no ultimo domingo, porque a mãe dele o levou à igraja que frequentamos. Vim aqui porque acredito na resposta positiva da Justiça para resolver essa questão. É uma formalidade que vai garantir o meu direito de estar perto do meu filho e conviver com ele, independente do relacionamento com a mãe dele ter acabado. Além disso, ele também tem a pensão assegurada”, disse o agende de portaria, que saiu do atendimento com audiência pautada. A parte requerida será citada por whatsapp e carta em mãos, de acordo com o CPC.

Agenda

Até dezembro, a unidade móvel do programa terá atendido a população em mais seis localidades, incluindo as zonas Sul, Norte, Centro-Sul e Centro. De 1.º/8 a 2/9 o atendimento acontecerá no Centro Social Zulândio Pinheiro, localizado na Rua Inocêncio de Araújo, Educandos, zona Sul. No período de 8/9 a 30/9 o programa atenderá no Centro de Convivência Teonízia Lobo-ARÁ, situado na Rua da Penetração 3, bairro Amazonino Mendes, zona Norte. De 3/10 a 4/11 o serviço itinerante será ofertado na área de estacionamento da Delegacia da Mulher, na Avenida Mário Ypiranga, Bola do Eldorado, Parque Dez, zona Centro-Sul. Já de 7/11 a 2/12 o atendimento será na Universidade Ulbra, que fica na Avenida Carlos Drummond de Andrade, Japiim, zona Sul.O calendário encerrará na Praça Heliodoro Balbi, conhecida como “Praça da Polícia”, na Rua José Paranaguá, Centro, atendendo ao público de 5/12 a 19/12.

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra o ônibus do Programa Justiça Itinerante durante o atendimento na manhã desta terça-feira, com várias pessoas aguardando a sua vez de passar pela equipe do serviço.

Sandra Bezerra

Foto: Chico Batata

Relacionados