Parintins Notícias

Dando sequência às comemorações pelos 73 anos do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a Escola de Contas Públicas (ECP) premiou, na manhã desta quarta-feira (18), os estudantes vencedores do Concurso de Redação realizado pela Corte no mês de setembro.

O evento contou, também, com uma homenagem ao compositor e pianista amazonense, Arnaldo Rebello, com apresentação do quinteto filarmônico da Orquestra de Câmara do Amazonas.

“Durante os 73 anos, temos aperfeiçoado nossas atividades para cumprirmos com nossa função da melhor maneira possível. Hoje realizamos uma comemoração diferente. Estamos homenageando um grande artista amazonense, com grande contribuição para a cultura, além de prestigiar e motivar a educação com a premiação do concurso de redação”, disse o conselheiro-presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Realizado em uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), o concurso de redação deste ano trouxe como tema “Os 73 anos do Tribunal de Contas do amazonas”, como parte das festividades alusivas ao aniversário do TCE-AM.

“O concurso mexe tanto com a história do TCE, quanto com a juventude estudiosa de nosso estado, a quem caberá, num futuro breve, carregar a tocha de nossa sociedade. Parabéns aos envolvidos, especialmente aos alunos que disputaram o certame, fazendo com que os parabéns também se estendam aos professores, diretores, e envolvidos no processo educacional”, destacou o coordenador-geral da ECP, conselheiro Mario de Mello.

O concurso foi direcionado à estudantes do ensino médio na rede estadual, dos municípios de Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. Ao todo, 295 estudantes participaram do concurso.

A vencedora foi a estudante Rayane Cipriano Sampaio, da Escola Estadual Professor Antônio Maurity Coelho, com a nota de 9,67, que foi premiada com um notebook.

No segundo e terceiro lugares, Ana Beatriz Duarte Rodrigues, da Escola Estadual Milton Corrêa Pereira, com nota 9,53; e Raquel Fonseca Andrade, também da Escola Estadual Antônio Maurity Coelho, com nota 9,47, sendo premiadas com um tablete e um smartphone, respectivamente.

“Agradeço a essa honrosa instituição por nos ter dado a oportunidade de estarmos aqui comemorando os 73 anos da Corte de Contas. A Seduc está muito feliz pelo número de inscrições de provas, que foram muito bem avaliadas. Parabenizo também aos professores, pois não fazemos nada sozinhos. O resultado alcançado, devemos aos professores, que estão diariamente com os alunos”, disse Arlete Mendonça, secretária-adjunta pedagógica, que representou a Seduc no evento.

Além dos três melhores classificados, os 20 primeiros colocados levaram certificados de participação da ECP, e terão as redações publicadas em eBook nos sites do Tribunal e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-AM).

Homenagem a Arnaldo Rebello

Ainda durante a manhã de solenidade, uma bela homenagem musical ao compositor amazonense, Arnaldo Rebello, foi conduzida pelo quinteto filarmônico da orquestra amazônica de câmara, e pelo pianista João Gustavo, diretor da Faculdade de Arte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Os músicos apresentaram obras importantes da carreira de Arnaldo, como as músicas ‘Chorinho da Canoa’, ‘Vitória Régia’ e ‘Lundu Amazonense’.

No evento, o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, e o coordenador-geral da ECP, conselheiro Mario de Mello, realizaram o descerramento de uma placa em homenagem ao artista, que será mantida na galeria de grandes eventos da Corte de Contas.