Parintins Notícias
Barco-escola SENAI Samaúma II

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), por meio de sua unidade móvel fluvial, Barco-escola SENAI Samaúma II, está com inscrições abertas para 25 cursos profissionalizantes nos dias 4 a 6 na sede do município de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus). A ação de educação profissional vai se desenvolver em parceria com a Prefeitura do município. As inscrições serão realizadas no Porto 22, das 8 às 12h e das 13 às 17h. As aulas têm início previsto para o próximo dia 11.

Durante a permanência em Barreirinha, o Samaúma II vai atender 33 turmas, somando 240 horas, no turno vespertino, das 13 às 17h, e noturno, das 18h às 22h, e pretende qualificar 800 alunos nas áreas de Gestão, Vestuário, Mecânica, Elétrica, Energia solar, Refrigeração, Panificação e Confeitaria, de acordo com o coordenador do Barco-Escola, Mário Souto.

“Essa é uma maneira de promover o empreendedorismo e contribuir no desenvolvimento e progresso do município por meio da qualificação de mão de obra e aperfeiçoamento das competências das pessoas dessa comunidade, gerando assim, renda para as suas famílias”, disse o coordenador.

Os cursos oferecidos são Relações interpessoais, Qualidade no atendimento, Chefia e liderança, com 20 horas; Customização, Norma Regulamentadora 10 (NR10), Confeiteiro de bolos caseiros, doces e salgados, Padeiro de pães caseiros, Pizzaiolo e Preparador de café regional, com 40 horas; Instalador de sistemas fotovoltaicos, Manutenção e higienização de ar condicionado, com 60 horas; Informática avançada e Modista costureiro de lingerie, com 80 horas; Modista costureiro de roupas sociais, Eletricista instalador residencial, Eletricista de comandos elétricos, Padeiro e Confeiteiro industrial, com 100 horas; Operador de microcomputador, Mecânico de motocicleta, Assistente administrativo, Mecânico de motores a diesel, Mecânico de motores de popa e Modista costureiro, com 160 horas.

Para efetuar a matrícula, o interessado deve ir até o Barco-escola SENAI Samaúma II, no Porto 22, munido dos seguintes documentos: cópia legível da Carteira de Identidade ou CNH do Aluno; da Carteira de Identidade ou CNH da mãe (obrigatório para todos os alunos menores de 18 anos); do CPF; do Comprovante de Residência (atual, com CEP); do Comprovante de Escolaridade (Certificado, Histórico Escolar ou Declaração da Escola); informar e-mail válido; número de celular com (DDD); preencher a Declaração de baixa renda; preencher o Cadastro do Aluno com letra de forma e de forma legível e cumprir o Pré-requisito necessário.

Esta é a 4ª vez que uma unidade fluvial do SENAI Amazonas atende Barreirinha. Com o Samaúma I, 963 moradores foram qualificados em 1988, 1999 e 2006.