Parintins Notícias
saúde bucal

Cuidar do alinhamento, da higiene bucal e fazer exames periódicos estão entre as principais recomendações

O sorriso pode ser a marca registrada de uma pessoa e ter dentes brancos, alinhados e harmônicos não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Com cuidados diários e atenção aos sinais que o corpo dá, é possível manter a saúde bucal em dia. Dia 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal e para reforçar a importância dos cuidados, os profissionais da área separaram seis dicas para começar a cuidar do seu sorriso o quanto antes:

Atenção aos sinais 

Mestre e especialista em ortodontia, Aline Marçal, franqueada da Oral Sin, alerta que para manter os dentes saudáveis, é preciso conhecer os sinais de alerta e cuidar o quanto antes, para evitar problemas maiores: “sangramentos na gengiva, gosto ruim na boca, dor nos dentes, sensibilidade acentuada, mobilidade e manchas nos dentes, são sinais que podem indicar alguma doença bucal. Procure ajuda de um profissional. O tratamento precoce é sempre mais vantajoso para o paciente”, alerta a dentista.

Perca o medo de dentista 

A visita ao dentista pode ser adiada por muitos motivos e um deles é o medo. Vencer essa barreira e ser avaliado por um profissional é de extrema importância para manter a saúde bucal em dia. “Ao adiar uma consulta de rotina, você pode fazer com que problemas simples se agravem, levando até mesmo à perda dos dentes. É preciso sempre levar em consideração que a prevenção é a melhor forma de evitar tratamentos agressivos e complexos”, alerta o cirurgião-dentista Paulo Zahr, presidente do Grupo OdontoCompany. Para ir até o fim da consulta, existem algumas técnicas de relaxamento, como ouvir música para disfarçar o som do motorzinho e outro método eficaz é controlar a respiração na sala de espera. Respirar lentamente auxilia na redução da frequência cardíaca e alivia o estresse.

Dentes brancos

A coloração dos dentes é uma característica que chama muita atenção, pessoalmente ou até mesmo por foto, seja por ser um sorriso branquinho e harmônico, ou por ser muito amarelado. Para quem busca uma melhora na estética, a dentista Claudia Consalter, diretora executiva da OrthoDontic,  alerta: “para quem quer deixar um sorriso mais branco e iluminado, o clareamento dental é uma boa opção. Ele utiliza agentes clareadores para remover manchas e colorações, o que permite melhorar significativamente a aparência do sorriso. Já quem tem o objetivo de melhorar a estética do sorriso, as facetas de porcelana também são uma boa opção”, diz. Formada por finas lâminas de porcelana que são colocadas sobre a superfície frontal dos dentes, o tratamento tem como objetivo melhorar sua forma, cor e tamanho. Conhecidas também como lentes de contato dental, elas podem corrigir imperfeições dentárias, como dentes manchados, desgastados, desalinhados ou com espaços entre eles.

Dentes alinhados melhora a autoestima

Para quem sofre com dentes desalinhados, não é preciso conviver 15, 20, 30 anos com o problema. Recomenda-se o uso do aparelho ainda na infância, em crianças a partir dos 6 anos de idade. Claudia Consalter explica: “se os dentes são tortos, o aparelho dental poderá corrigi-los. Um sorriso bonito garante mais qualidade de vida, aumenta a autoestima e abre portas para muitas oportunidades, além de trazer diversos benefícios para a saúde. O uso do aparelho melhora o posicionamento dental, que proporciona uma melhor mastigação dos alimentos, o que leva a uma melhora na digestão, prevenindo problemas no estômago”. É possível também ter uma melhora na autoestima e autoconfiança, já que a pessoa se sente mais confiante para sorrir sem vergonha ou medo.

Faça exames periódicos

De acordo com a implantodontista Adriele Stein, franqueada da Oral Sin, fazer visitas periódicas ao dentista é essencial para manter uma boa saúde bucal. Além disso, a dentista alerta sobre a importância da realização de exames: “nosso bem mais precioso, é o sorriso. Por isso, é preciso realizar no mínimo uma vez ao ano exames radiográficos para avaliar as estruturas bucais tais como dentes e tecido ósseo. Além disso, é importante usar a escova e o creme  dental recomendados pelo seu dentista para evitar abrasões e ter uma condição gengival agradável e saudável”, alerta.

Higiene em dia 

Boca saudável é sinônimo de uma boa higiene bucal, segundo a dentista especialista em reabilitação oral, Fernanda Oliani, que é consultora técnica da Oral Sin: “escovação dos dentes, da língua, do uso do fio dental e do enxaguante, precisam ser cuidados diários, sempre após as refeições. É recomendável fazer higienização, ao menos, três vezes ao dia, principalmente antes de dormir, poi durante o sono, o fluxo de saliva costuma diminuir e a boca tende a se tornar um ambiente favorável para a ação de bactérias causadoras de cáries e doenças que prejudicam a saúde bucal”, explica. Esse é um hábito simples e o mais importante para assegurar uma boa saúde bucal, prevenindo inflamação gengival e o desenvolvimento de doenças ocasionadas pelo acúmulo de placa bacteriana, como a doença periodontal e cárie interproximal.

Sobre a OdontoCompany

A OdontoCompany é a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 2000 unidades comercializadas espalhadas em todos os estados brasileiros. Há mais de 30 anos no mercado e mais de 10 no franchising, a rede integra a SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos. É reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia. 

Sobre a OrthoDontic

A OrthoDontic é a maior rede de franquias de ortodontia do Brasil, com mais de 300 unidades espalhadas por todo o país e somam mais de sete milhões de pessoas atendidas. A rede foi fundada em 2002 por cinco amigos recém-formados no curso de odontologia da Universidade Estadual de Londrina, que buscavam ir além de seus consultórios particulares para tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos. Em 2004, encontrou no sistema de Franchising a melhor alternativa para expandir a marca por todo o Brasil. Desde então, a marca coleciona prêmios e reconhecimentos que atestam seu sucesso. Conquistou por onze vezes consecutivas o selo de Excelência em Franchising, pela ABF (2022 – 2012) e se tornou a primeira marca de odontologia do mundo a ser case de sucesso do Facebook, do grupo Meta. Em dezembro de 2022, a OrthoDontic se juntou ao grupo Odontocompany.

Sobre a Oral Sin

Referência em implantes dentários, a Oral Sin é uma rede de clínicas odontológicas que está no mercado há duas décadas proporcionando conforto e segurança aos seus pacientes. Fazendo parte do Grupo OdontoCompany a rede possui mais de 500 unidades e está presente em todos os estados do Brasil. A Oral Sin realiza cerca de 30 mil tratamentos por mês, o que a coloca como a nº1 do país em implantes dentários.