Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Na próxima sexta-feira (21), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) via Diretoria de Saúde (Disau) e Escola de Contas Públicas (ECP) promoverá uma roda de conversas para discutir a hiperatividade e o diagnóstico de TDAH.

Com o título “Hiperatividade x Diagnóstico do TDAH pelos olhos da sociedade”, o evento tem como objetivo esclarecer e trazer conhecimento acerca da neurodiversidade para conscientizar sobre as diversas funcionalidades e variações naturais do cérebro humano promovendo a ideia de que todos os indivíduos são diferentes.

Com inscrições abertas e certificação de 2 horas, a sociedade em geral pode realizar sua inscrição através do site da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM) em ecpvirtual.tce.am.gov.br.

Abordando formas de diagnosticar essas condições, assim como informar sobre a busca de tratamentos e a importância da psicoterapia, a roda de conversa conta em sua programação com especialistas renomadas na área da saúde mental que discutirão quanto ao respeito e inclusão social para pessoas neurodivergentes, além da conscientização para os problemas de saúde mental mais comuns entre os membros dessa comunidade.

Participarão do evento a psicóloga Julyane Garcez Ferreira, a neurologista Monique de Souza Vitoriano Carneiro, a psiquiatra infantil Valéria Cerqueira, além da neuropsicopedagoga Jessica Natasha Aires Marinhos.

Hiperatividade x TDAH

Sendo consideradas condições que afetam o processo de aprendizagem de alguma forma, os transtornos de aprendizagem como a hiperatividade e TDAH podem ser facilmente confundidos pela semelhança dos sintomas, porém é necessário compreender a diferença entre cada uma delas.

A hiperatividade é caracterizada por um estado de energia excessiva, podendo ser dividida em duas categorias: hiperatividade motora ou hiperatividade cerebral.

Já o TDAH é um transtorno neurobiológico que se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, além do comportamento hiperativo.

Relacionados