Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Vigilância Sanitária de Manaus atuará na fiscalização de alimentos do #SouManaus Passo a Paço 2022

Um dos eventos mais marcantes da capital amazonense, o festival #SouManaus Passo a Paço 2022, promovido pela Prefeitura de Manaus, terá a participação ativa de cinco equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária (Visa Manaus), órgão que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), durante os quatro dias do evento, que acontecerá no Paço da Liberdade, de 3 a 6/9, no Centro Histórico de Manaus.

Os fiscais da Visa Manaus vão atuar no festival em duas frentes: fiscalizando os pontos de venda de alimentos e bebidas e monitorando os serviços e equipamentos de saúde disponibilizados para atender o público.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que a atuação da Visa tem o objetivo de garantir a segurança dos alimentos, para o público que irá prestigiar a programação. O trabalho de fiscalização, segundo ela, complementa um amplo esforço de enfatizar a importância da higiene na manipulação dos alimentos.

“A Visa Manaus promoveu duas rodadas de capacitações para os permissionários que irão atuar na venda dos alimentos e bebidas no festival. Os fiscais reforçam aos trabalhadores a importância das boas práticas sanitárias em uma situação de evento de massa, com grande fluxo de público e rotatividade de produtos. O objetivo é prevenir o risco de contaminação alimentar. A atuação dos fiscais no festival, complementa esse trabalho”, assinalou.

A Gerência de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus irá mobilizar cinco equipes diferentes de fiscais, no período de 3 a 6/9. Elas vão inspecionar todos os pontos de venda de alimentos na área do festival, utilizando um checklist de ações, que reforçam a higiene e a segurança dos alimentos e instalações.

Em caso de infração, os permissionários poderão ter os produtos apreendidos, entre outros tipos de sanções. As equipes também estarão à disposição da população para orientações, esclarecimentos e acolhimento de denúncias.

A Gerência de Vigilância de Serviços irá colaborar com as equipes de saúde disponibilizadas pela Prefeitura de Manaus para o festival, por meio do monitoramento das ambulâncias e demais equipamentos de saúde colocados à disposição do público. Antes do evento, todo o aparato também foi rigorosamente inspecionado pelos fiscais, para contribuir com a saúde e segurança dos frequentadores.

— — —

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

-publicidade-