O Amazonas é um destino muito procurado para turismo no Brasil, prova disso é a chegada de mais de 4,7 mil turistas que estarão desembarcando neste mês de março durante a temporada de cruzeiros.
Pensando em fortalecer o turismo como alternativa econômica no Amazonas, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) propôs a oferta de curso básico de inglês, gratuitamente, para profissionais envolvidos com turismo no estado. O Projeto de Lei nº 129/2023 foi protocolado na última quinta-feira(2).
Na justificativa, a parlamentar explica que o objetivo é melhorar a comunicação dos profissionais relacionados com o turismo estadual evitando desistência de serviços, interpretações erradas, entre outros problemas.
“Viabilizar maior aptidão para os profissionais que lidam com o turismo torna-se um meio de melhorar a comunicação cotidiana com os estrangeiros que decidem visitar o Amazonas, além de qualificar o currículo dos profissionais por meio do acesso à educação de língua estrangeira para quem não possui condições financeiras de pagar”, afirma.
No projeto, são considerados profissionais de turismo aqueles que atuam nas áreas de hotelaria, transporte, gastronomia e lazer como: recepcionistas, porteiros, taxistas, motoristas, garçons, guias, e demais profissionais. Para viabilizar o oferecimento dos cursos, o Executivo será autorizado a celebrar parcerias com organizações da sociedade civil e empresas privadas.
O PL está tramitando na Aleam e aguarda o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).