O nome do vereador do município de Barreirinha, Mecias Pereira Batista Júnior (PSD), 33 anos, foi oficializado para o cargo de Coordenador Distrital de Saúde Indígena pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 14 de abril. A nomeação consta em portaria da Casa Civil da Presidência da República publicada no Diário Oficial da União assinada pela Ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade.
O novo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena – Dsei Parintins é filho do ex-prefeito de Barreirinha e liderança Sateré-Mawé de origem no Rio Andirá, Mecias Batista, aliado do senador Omar Aziz. Mecias Jr integra o grupo político do pai com prestígio no governo do presidente Lula e se licencia do mandato na Câmara de Barreirinha, para assumir o Cargo Comissionado Executivo.
O Dsei Parintins, da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), é responsável pela assistência em saúde ao povo Sateré-Mawé de Barreirinha, Maués e Parintins, além de Hexkaryana, de Nhamundá. Mecias Jr era cogitado desde o início do ano para ser Coordenador Distrital de Saúde Indígena, em substituição à Átila Oliveira. O nome enfrentava resistência e não era consenso entre os próprios indígenas Sateré-Mawé.