O protagonismo indígena na política de Barreirinha se reafirma com a posse do vereador Erasmo Batista de Oliveira (PSD), 43 anos, da Aldeia Coruatuba, do Alto Rio Andirá, na noite deste domingo, 16 de abril. O novo parlamentar da Câmara Municipal de Barreirinha assume a vaga de Mecias Pereira Batista Júnior, 33 anos, que renunciou ao mandato, no dia 14 de abril.
Erasmo Batista Sateré, que é agente de saúde e sanitarista, conquistou 344 votos nas Eleições 2020 pelo PSD para a Câmara Municipal de Barreirinha. A posse do vereador indígena foi feita pelo presidente do Poder Legislativo, Klelson Alves (PL), com a saída de Mecias Júnior, nomeado coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena – Dsei Parintins.
Outro líder Sateré-Mawé, de Barreirinha, tem voz e representação política nacional no Ministério dos Povos Indígenas. O governo do presidente Lula escalou Jecinaldo Sateré para ser Coordenador dos Direitos Sociais Indígenas do Departamento de Promoção da Política Indigenista da Secretaria de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas.