Informações e Notícias de Parintins

Nêga Alengar defende a manutenção do aparelho de mamógrafo em Parintins

A Câmara Municipal de Parintins aprovou por unanimidade o Requerimento de nº 266/2019, da vereadora Nêga Alencar (PSD), na manhã desta terça-feira (30), em que solicita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a manutenção do aparelho de mamógrafo.

A parlamentar apresentou a informação de que o Câncer de Mama é o tipo mais comum de doença no mundo e no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em seguida, Nêga expôs os índices a nível nacional e mundial.

“A mamografia é um exame específico de radiografia das mamas, capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode verificar a necessidade de tratamento intensivo para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia”, justificou.

Após expor seu pedido, a vereadora oposicionista afirmou que, em Parintins, “desde fevereiro, as mulheres estão impossibilitadas de realizar os exames de mamografia devido a falta de manutenção do aparelho”, em conformidade com informações da Diretora do Hospital Jofre Cohen.

A vereadora informou que para o atendimento das mulheres, o município dispõe apenas um especialista, o qual utiliza técnicas manuais, mediante a falta do aparelho, “o que não é suficiente para detecção da doença”.

“Esta é uma reivindicação das mulheres para segurar um diagnóstico preciso de sua enfermidade”, finalizou ao defender sua solicitação.

Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

Comentários
você pode gostar também