Projeto Viveiro Comunitário é colocado em prática pela Sempa e Idam na zona rural de Barreirinha

Compartilhe:

A Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), está desenvolvendo nos distritos de Freguesia do Andirá e São Paulo do Açú o projeto piloto ‘Viveiro Comunitário’. Nesta segunda-feira (12), a equipe técnica da Sempa e Idam estiveram no Distrito de Freguesia fazendo a orientação aos moradores.

O subsecretário de Produção e Abastecimento, Leonardo Pimentel, falou da importância de parcerias para fortalecer ainda mais o setor primário em Barreirinha. “Por determinação do prefeito Glenio Seixas estamos realizando projetos em parceria com o Idam local. Aqui em Freguesia serão implantados cinco mil mudas de açaí e 10 mil em São Paulo do Açú, visto que esse número pode ser expandido, assim como mais comunidades e Área Indígena também devem receber uma unidade do Viveiro Comunitário”, ressalta.

A meta é implantar 80 hectares de açaí da variedade Pará e Pai d’égua. “O projeto Viveiro Comunitário é inovador no município e visa diminuir o custo com logística. Vale lembrar, que estamos trabalhando diretamente com os comunitários que são responsáveis pelo processo produtivo e ajudam na manutenção do viveiro”, destaca o gerente do Idam, Rafael Koide.

O agricultor e integrante do projeto em Freguesia, Franklyn Seixas, falou da expectativa em relação ao plantio do fruto na sua comunidade. “Já temos uma demanda de açaí aqui dentro, pois já plantamos o açaí nativo, agora com o apoio da Sempa e do Idam a gente visa estar colhendo frutos em breve. Essa parceria é muito importante, e depende também da comunidade em dar sua contrapartida em ajudar”, finaliza.

Tags:
Compartilhe essa notícia
Relacionados