Informações e Notícias de Parintins

Ações de educação de trânsito alcançaram 61 mil pessoas no AM

Mais de 61 mil pessoas foram alcançadas pelo programa educacional do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Em seu décimo sexto ano, o projeto ocorre em Manaus e outros sete municípios do interior, com ações em escolas, empresas, instituições privadas e públicas.

Em 2019, as ações educativas já alcançaram 97 escolas públicas e privadas. A proposta do projeto é levar ensinamentos básicos de trânsito de forma lúdica para crianças e adultos, conscientizando sobre as medidas de precaução que podem evitar acidentes e mortes.

“O projeto foi idealizado para atender ao público infantil, mas também atendemos um público adulto. O objetivo é que essas crianças tenham as noções básicas da segurança no trânsito, como futuros condutores. Nossa ideia é que, desde pequenos, tenham noção do que é certo e errado, que levem, principalmente aos pais”, pontua a técnica em educação de trânsito do Detran, Luciane D’Oran.

Para as crianças, a metodologia prioriza teatro de fantoches e outras brincadeiras lúdicas. O foco é alertar para a necessidade do comportamento seguro. Todos os anos, as peças buscam temáticas diferentes. Histórias que adaptam personagens como Chapeuzinho Vermelho e o Aladdin aos dramas do trânsito.

“Ficamos muito felizes de ver essa reação nas escolas, temos um feedback mais forte. As crianças chegam em casa contando como foi o espetáculo, tomam para si essas informações, realmente se tornam super-heróis do trânsito”, conta o coordenador do Teatro Infantil, Adriano Teixeira.

Gestora da Escola José Wandemberg, localizada no Japiim, zona sul, Neila Travessa relata a importância da parceria com o Departamento Estadual de Trânsito. “Todos os anos nossos alunos recebem essas atividades em parceria com o Detran. A forma lúdica facilita o aprendizado e é uma maneira agradável e de grande importância para que eles fiquem cientes através da dramatização do fantoche”, disse.

Interior – Além da capital, o Departamento Estadual de Trânsito já desenvolveu ações em sete municípios do Amazonas. Coari, Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Manacapuru e Iranduba. As palestras são ministradas pela primeira mulher Mestre em Educação de Trânsito da região Norte, Denaldina Monteiro, juntamente com as pedagogas que viajam levando a mensagem adequada para cada idade.

O programa de educação de trânsito tem parceria com as escolas, empresas, intuições privadas e públicas. O teatro de fantoche atende até o 5° ano do Ensino Fundamental. A partir do 6° ano são realizadas palestras. Para solicitar a visita do projeto, o agendamento pode ser feito através do e-mail educacaodetransit[email protected]

Comentários
você pode gostar também