Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Amazonas inicia vacinação contra a Covid-19

O governador Wilson Lima abriu oficialmente, na noite desta segunda-feira (18/01), a campanha de vacinação contra Covid-19 em todo o Estado. Nessa primeira fase, 262 mil pessoas vão ser vacinadas, começando por trabalhadores da saúde, população indígena e idosos, de acordo com o Plano Operacional da Campanha de Vacinação, elaborado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). A indígena Vanda Ortega, da etnia Witoto, foi a primeira a ser vacinada no Amazonas, em solenidade realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques.  

“Estamos recebendo 256 mil doses do Governo Federal, são doses do Instituto Butantan que serão aplicadas em dois momentos, uma primeira dose agora e a segunda dose daqui a 28 dias. Conversei com o ministro (da Saúde), que já sinalizou a possibilidade de chegada no Brasil, ainda essa semana, de mais de 2 milhões de doses vindas da Índia que são da Astrazeneca, e voltei a fazer um apelo pra que houvesse uma sensibilização de destinar a maior quantidade possível de doses para o Amazonas. Nós precisamos imunizar a maior quantidade possível de pessoas no Estado”, explicou o governador Wilson Lima.

O governador ressaltou que o Governo do Estado vai fortalecer o trabalho de reabertura de novos leitos nas unidades de saúde. “Nosso próximo passo agora, depois de estabilizado o abastecimento do oxigênio, é a abertura de novos leitos de UTI e aí nós temos já o hospital de campanha montado no estacionamento do Delphina Aziz, temos um outro hospital da Marinha que está chegando ao Estado do Amazonas, com mais outros 50 leitos, e temos também o hospital da Nilton Lins que está pronto pra ser ocupado, mas que necessitava dessa estrutura, principalmente do abastecimento de oxigênio”.

Primeira indígena

Vanda Ortega é técnica de enfermagem e foi a primeira mulher indígena a ser vacinada no Estado. Para ela, a imunização representa vida e orgulho para os povos indígenas.

“Esse momento representa muito para os povos indígenas desse País. Essa vacina é importante para o nosso povo, é importante para todos os brasileiros, e para os indígenas não seria diferente. Temos conscientizado nossos parentes da importância da vacinação pra garantia das nossas vidas também, nós temos muitos indígenas nesse momento infectados por Covid, precisamos de cuidado e cuidar dos nossos pacientes, dos nossos parentes, então esse momento é histórico pra gente”

 

Foto: Antônio Lima

você pode gostar também
Comentários
Loading...