Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Assistência técnica do Idam, aliada a tecnologia, beneficia agricultores familiares em Caapiranga

A tecnologia da mecanização agrícola aliada a assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) já beneficiou mais de 30 agricultores familiares em Caapiranga (distante 134 quilômetros de Manaus). Na segunda quinzena de fevereiro foram concluídos 20 hectares de mecanização, que irão receber, nas primeiras semanas de março, os plantios de macaxeira, mandioca, banana, melancia, mamão, banana pacovã e cará.

Os projetos elaborados pelo Idam por meio dos Programas de Pró-Mecanização e Pró-Calcário, gerenciados pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e financiados pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), já somam mais de R$ 280 mil, beneficiando com a mecanização agrícola uma área de 59 hectares no município.

Para o mestre de obras, Dayson Macena da Silva, de 42 anos, da estrada Ari Antunes, Km 23, a agricultura tem se mostrado como alternativa promissora durante a pandemia. “Sou mestre de obras há 20 anos e como tinha essa opção de investir na propriedade, resolvi arriscar. O Idam me apresentou o financiamento através da Afeam e, após todos os procedimentos necessários, fui contemplado. Fiquei muito feliz porque estava um tempo parado por conta da pandemia e agora tenho esperança de dias melhores”, comemorou.

Dayson foi contemplado com o financiamento no valor de R$ 25 mil, utilizados para a mecanização de cinco hectares que, no momento, já estão na fase de aplicação do calcário. Segundo o produtor, até o final de fevereiro, essa área receberá os plantios de macaxeira, melancia, mamão havaí e banana pacovã. “Estamos seguindo todas as orientações técnicas para que possamos obter bons resultados na produção e, futuramente, a venda certa dos produtos”, disse.

De acordo com o gerente do Idam em Caapiranga, Herley Dilahar, os programas Pró-Mecanização e Pró-Calcário, além de proporcionarem os benefícios da tecnologia no campo, também são instrumentos na geração de renda, aumento da produtividade e preservação do meio ambiente.

“Essas máquinas utilizadas na mecanização trazem esperança de dias melhores e diminuem o esforço físico do trabalhador no campo, que antes fazia tudo de forma manual. Outro benefício é poder utilizar áreas de capoeiras, aquelas já utilizadas pela agricultura familiar e que voltam a ganhar vida”, enfatizou.

Programas – A mecanização agrícola, incentivada pelo Governo do Amazonas, permite que o produtor tenha acesso ao financiamento da Afeam com subsídio de 85% para o Pró-Mecanização e de 50% para o Pró-Calcário. Nos municípios do estado, os projetos de crédito são elaborados pelo Idam, que acompanha do início ao término do projeto, inclusive nas fases de plantio e pós-plantio.

FOTO: Divulgação/Idam

você pode gostar também
Comentários
Loading...