Bois discutem com presidente do Tribunal de Justiça participação de menores nos ensaios

O presidente do Boi Garantido Fábio Cardoso e o vice presidente do Boi Caprichoso Jender Lobato estiveram nesta sexta feira, 11, em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, desembargador Flávio Pascareli. Na pauta esteve a discussão sobre a participação de crianças nos ensaios dos bumbás na temporada. Ambas agremiações se uniram na luta para garantir a participação das crianças nos ensaios incentivando-os a dar continuidade a cultura do Boi Bumbá.

Pascareli está hoje como governador em exercício do Amazonas.

“Considerei o encontro muito produtivo, pois o desembargador se mostrou receptivo e acredito nos avanços no que se refere ao tema. Particularmente acho um absurdo não permitir que as crianças nos ensaios. O grande problema da portaria é igualar um ensaio de Boi a uma festa maior. Os ensaios tem um público menor onde a presença desses menores não traz risco algum a eles. Vamos buscar o bom senso e permitir que a brincadeira de Boi Bumbá faça parte da Infância dos nossos filhos, como sempre ocorreu em Parintins”, disse Fábio Cardoso.

Jender Lobato vice presidente do Boi Caprichoso disse “Estou muito confiante que consigamos negociar a estada das crianças nos currais, pois os magistrados tem buscado sempre defender os direitos de nossos filhos e a portaria é a prova disso. Mas perante esse apelo e a sensibilidade dos juízes de Parintins e o apoio do desembargador Flávio Pascarelli, não quebraremos essa regra de proteção, pois acreditamos que tudo dará certo e juntos vamos defender nossas crianças e principalmente manter viva a chama da Cultura e da Sabedoria Popular de Parintins”

Nos últimos anos, portarias do Juizado da Infância e Juventude de Parintins tem proibido a presença de crianças nos eventos do Garantido e Boi contrário, mesmo que acompanhadas dois pais.

Fonte: Portal Parintins 24 horas

Deixe um comentário