Celebrado neste sábado (15/05), o Dia Nacional do Controle das Infecções foi definido para conscientizar profissionais da área da saúde acerca das precauções a serem tomadas para evitar que pacientes adquiram doenças no ambiente hospitalar. Nesta data, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) aproveita para destacar a importância dos técnicos que atuam nessa área, identificando os riscos associados à assistência à saúde e ao ambiente hospitalar com foco na prevenção em unidades de saúde, como hospitais, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e Policlínicas.

Esses profissionais são responsáveis, também, pela esquematização de programas sobre conscientização, como a higienização correta das mãos e do ambiente de tratamento em saúde. As equipe atuam ainda no monitoramento de infecções e estratégias para diminuição de riscos, garantindo a qualidade da assistência prestada ao paciente pelo serviço de saúde.

A diretora técnica da FVS-AM, Tatyana Amorim, que por quase 11 anos administrou a Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-AM), reforça que os profissionais realizam um serviço essencial para a população.

“Todo avanço nessa área deve-se, principalmente, aos controladores de infecção de todos os hospitais que se dedicam 24 horas por dia (a esse trabalho). Então, fica aqui o nosso reconhecimento a estes profissionais”, ressalta Tatyana, acrescentando que a atuação dos servidores é de grande valor para a sociedade, principalmente, por todo o esforço que eles desempenham para evitar infecções em pacientes da área da saúde.

Para Tatyana, ser coordenadora da Ceciss, por tanto tempo, foi uma experiência marcante na vida profissional e pessoal. “Realizamos muitos feitos durante esse tempo, mas senti que estava preparada para outro capítulo da minha jornada. Assumi o papel de diretora técnica e escolhi uma nova pessoa de confiança para cuidar dessa filha tão amada que é a Ceciss”, emociona-se Tatyana.

Segundo a atual coordenadora da Ceciss, Evelyn Campelo, que assumiu o cargo há poucos meses, o controle de infecções hospitalares é um trabalho desafiador e motivo de orgulho.

“Assumir essa posição, que foi muito bem representada pela Tatyana por tantos anos, é um grande desafio, tendo em vista todo o trabalho realizado por ela nesse período. É também uma honra que eu acredito ter a capacidade de dar continuidade da melhor maneira possível” salienta Evelyn. “É um privilégio o fato da Tatyana ter confiando em mim para seguir seu legado, fico contente também em poder dar esse suporte ao estado do Amazonas”, continua Evelyn.

Evelyn descreve também o quão gratificante é liderar um projeto que tem como objetivo salvar vidas de pacientes. “Eu me sinto grata e durmo bem ao ver os resultados das práticas de segurança e das medidas de prevenção. O reflexo é a diminuição de incidências de infecções nas unidades de saúde, principalmente, nesse momento delicado que estamos vivendo com a pandemia do novo coronavírus”, relata.

Neste dia, acima de tudo, a FVS-AM aponta que é necessário parabenizar esses profissionais que, durante o ano inteiro, persistem no papel de fiscalizar e conscientizar sobre a importância da limpeza e desinfecção adequada nos ambientes hospitalares. Trabalhadores esses que atuam a fim de que as unidades de saúde estejam seguras para receber pessoas com enfermidades, sem as expor a outros perigos, como vírus e bactérias; proporcionando uma estadia mais curta e o mais tranquila possível.

Próximos passos – A meta da Ceciss, para os próximos anos, é capacitar, cada vez mais, profissionais e aumentar e fortalecer as equipes para que o controle de casos de infecções hospitalares seja ainda mais eficaz.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são: (92) 3182-8550 e 3182-8551.