Coronavírus em Parintins: paciente esteve em Manaus e Nhamundá

Hoje, 22, Parintins registrou seu primeiro caso de COVID-19 Coronavírus. A informação foi dada pela Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas. Durante transmissão pelo facebook, as 13:15h, o prefeito Bi Garcia confirmou o fato e pediu que as pessoas continuem em isolamento social.

Não foi revelado o nome do paciente. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Elaine Pires, a pessoa infectada esteve em Manaus até a dada do dia 6 de março. Em seguida veio à Parintins e foi para uma pescaria em Nhamundá. Ao retornar, por volta do dia 15, sentiu-se mal e foi a uma clínica particular e, posteriormente, encaminhada para o hospital Jofre Cohen.

O estado de saúde do paciente se agravou e a Secretaria de Saúde solicitou do governo do estado a transferência na última sexta-feira. O paciente foi encaminhado à Manaus, no sábado, num avião/UTI. Após exames, foi detectada a contaminação pelo vírus Covid-19.

Elaine Pires informa que as pessoas que tiveram contato com o paciente estão em monitoramento. Bi Garcia afirma que pontos estratégicos da cidades são fiscalizados. “Estamos monitorando o porto. Estamos nas ruas de Parintins, no aeroporto”, garante.

Segundo o secretário de saúde, Clerton Rodrigues, o hospital Jofre Cohen atuará como referência em atendimento específico ao Coronavírus. Enquanto que o hospital Padre Colombo ficará com os demais casos. Para Clerton, o “ponto crucial de enfrentamento para quebrar essa linha de transmissão é o distanciamento social. Toda população precisa estar consciente dessa gravidade”.

Ate a tarde deste domingo, 22, Parintins possui 8 casos notificados, 7 descartados e 1 confirmado. O paciente infectado está em isolamento no hospital Delfino Aziz e apresenta estado instável.

Foto: Pitter Freitas
Eldiney Alcântara

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

-PUBLICIDADE-

Lancha Estrela de Nazaré