FVS-AM realiza webpalestra sobre preenchimento de fichas para acidentes com animais peçonhentos e transmissores de raiva

O Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças da Fundação de Vigilância em Saúde (DVA/FVS-AM), por meio Gerência de Zoonoses (GZ), realizou na manhã desta terça-feira (11/05), uma transmissão virtual com o tema “Preenchimento de Fichas de Notificação e Informes – Programas Raiva Humana e Acidentes por Animais Peçonhentos”. A palestra teve o objetivo de atualizar os profissionais Médicos, Enfermeiros, Médicos Veterinários e Técnicos de Zoonoses da capital e interior do Estado.

O principal assunto abordado durante a webconferência foi o preenchimento adequado de formulários de notificação e informes de casos de pacientes que sofreram ataques por animais transmissores de raiva e acidentes com animais peçonhentos. O passo a passo do preenchimento, as diferenças entre as fichas e a importância de preenchê-las foram apresentadas durante as explicações.

O diretor-presidente da FVS, Cristiano Fernandes, ressalta que a aula é importante para que os técnicos possam realizar corretamente o serviço de preenchimento das fichas. “Os participantes devem sair da reunião preparados para aplicar em seus locais de trabalho os conhecimentos adquiridos durante a palestra”, disse.

Segundo a gerente do DVA/FVS, Ana Cristina Campos, o preenchimento correto das fichas é necessário para a atualização de dados. “Com o preenchimento feito corretamente, teremos dados atualizados, que poderão ser utilizados por pesquisadores da área para construção de gráficos e comparativos de casos”, salientou.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de acidentes com animais peçonhentos, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA/FVS-AM) via Gerência de Zoonoses (GZ/DVA/FVS-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551. Os contatos específicos do DVA/FVS-AM e GZ/DVA/FVS-AM são, respectivamente, 3182-8547 e 3182-8544.

FOTO: Kássio Moraes/FVS-AM