Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Internas dos regimes provisório e fechado passam a integrar unidade única, o Centro de Detenção Feminino

O Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), localizado no Km 08, da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista), passa a ser conhecido agora como Centro de Detenção Feminino (CDF), unidade prisional que abrigará as internas dos regimes provisório e fechado da capital. A reformulação foi realizada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com o objetivo de trazer melhorias no cumprimento de pena das detentas e nas atividades de ressocialização.

Antes, as internas do regime provisório ficavam no CDPF, e as reeducandas do fechado na Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), localizado na mesma área. Em fevereiro deste ano, a Seap realizou a transferência das mulheres sentenciadas para o CDPF, com o intuito de dar início à transformação do antigo prédio da PFM.

Com a alteração, as apenadas de ambos os regimes passaram a estar alocadas no novo CDF, espaço que também passou por reformas para ter a capacidade aumentada. Na antiga sede da PFM agora funciona o Centro Feminino de Educação e Capacitação (Cefec), um espaço voltado unicamente para a oferta de cursos profissionalizantes e atividades laborais dos projetos de ressocialização para as detentas.

“Concluímos o processo de reestruturação das unidades femininas ao alocar as internas dos regimes fechado e provisório no Centro de Detenção Feminino e fazer do Cefec o local para as práticas de estudo, trabalho e capacitação. Tudo foi pensado para melhorarmos o processo de ressocialização das reeducandas”, disse o titular da Seap, coronel Vinícius Almeida.

O Cefec já está funcionando. A estrutura é usada para as reeducandas darem continuidade aos serviços que já realizavam antes no sistema prisional: jardinagem, cuidados com a horta, corte e costura, confeitaria e panificação. Além disso, ele abriga salas onde acontecem as aulas de ensino superior a distância, ensino regular e cursos profissionalizantes.

FOTO: Divulgação/Seap

você pode gostar também
Comentários
Loading...