Liceu de Parintins receberá a 3ª Feira do Livro Comunitária

Liceu de Parintins receberá a 3ª Feira do Livro Comunitária
FOTO: Arquivo/SEC

Evento acontece nos dias 11 e 12 de maio.

Com o objetivo de incentivar a prática da leitura e a formação de leitores no município de Parintins, a terceira edição da Feira do Livro Comunitária acontecerá nos dias 11 e 12 de maio, no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins (Avenida Nações Unidas, s/nº, Centro).

O evento é uma iniciativa do Núcleo de Investigação da Cultura no Baixo Amazonas NICEBA/CESP, com parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e conta com a participação de escritores, artistas, educadores e estudantes.

A programação será composta pelo Simpósio “Mulherio nas Artes”, lançamento de livros, rodas de conversa, oficinas, concurso de poesia, exposição de artes, teatro de fantoches, entre outras atividades culturais e acadêmicas.

“É um evento local, mas esperamos que ele cresça e apareça ainda mais a cada ano. A feira é voltada para públicos de todas as idades. As pessoas podem ir somente para passear e trocar ou comprar os seus livros, ou se desejarem, podem participar das atividades”, explica a organizadora do evento, professora Gleidys Maia.

Programação – A abertura será nesta sexta-feira (11/05), com o Simpósio “Mulherio nas Artes”, que ocorrerá das 9h às 20h, e terá palestras e mesas redondas com temas como “Arte para empoderamento feminino”, “Poética feminina ou feminista, a representação da mulher, por ela mesma, na poesia”, “Mulheres Artistas: empoderamento e resistência através da arte”, entre outros.

Participarão do Simpósio como mediadoras as professoras: Cláudia Carneviskis, Dilce Pio Nascimento, Iva Tai, Luana Medeiros e Annie Martins. Também estará presente o figurinista Albert Barbosa trazendo a Mostra de Arte Vestuária, às 11h.

Às 19h, haverá o lançamento coletivo de livros dos autores, Fátima Guedes, Gleidys Maia, Gracy Kelly, Dutra, Maria Vasconcelos, Edilson Albarado, Weberson Grizoste e Renan Albuquerque, no hall de entrada do Liceu.

No dia 12 de maio, a programação continua, a partir das 9h, com exposição de artes e oficinas de leitura e de como fazer histórias. Já às 9h30, acontecerá a premiação do Concurso Infanto-Juvenil de Poesia Professora Fátima Guedes, o qual teve participação de mais 80 alunos do município.

Pela tarde os estudantes do curso de Letras da UEA realizarão o Teatro de Fantoches, com a peça “Os Miseráveis”, às15h, e, logo após, haverá a roda de conversa com o tema “As costureiras de Parintins: por trás da cena”, com a mediadora Fátima Guedes.

O teatro e a música também ganham destaque na feira, com a encenação da comédia “O Truculento”, pelos alunos de Letras, às 18h, e em seguida a apresentação “Mulheres musicais – notas para igualdade”.

A entrada para o evento é gratuita.

Serviço: 3ª Feira do Livro Comunitária

Data: 12 e 13 de maio de 2018

Local: Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins (Av. Nações Unidas, s/nº. – Centro de Parintins)

Acesso: Gratuito

Deixe um comentário