Pacientes da FCecon recebem doação de panetones e kits de higiene

Pacientes que fazem tratamento na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), receberam, nesta quarta-feira (23/12), a doação de kits de higiene pessoal, panetones e face Shields, em uma ação promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM).

Os pacientes e os acompanhantes que aguardavam o atendimento no Ambulatório, serviços de Quimioterapia, Radioterapia e Enfermarias foram surpreendidos com a iniciativa, que também contou com a parceria do Departamento de Prevenção e Controle de Câncer (DPCC/FCecon).

Segundo a presidente da RFCC-AM, Tammy Cavalcante, a entidade busca sensibilizar a sociedade quanto à importância da prevenção e dar visibilidade a outras causas de câncer. Ela disse que o objetivo foi se solidarizar com os pacientes que estão na luta contra o câncer, tendo em vista as dificuldades enfrentadas neste ano de pandemia. “Sentimentos de humanização e responsabilidade social se tornam fundamentais durante o tratamento dos pacientes oncológicos fragilizados pela doença”, pontuou.

Gratidão – A professora venezuelana, Maria Auxiliadora de Oliveira de Mesquita, disse que chegou a Manaus em novembro deste ano, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), para o tratamento contra um câncer de mama. Realizando a 9° sessão de radioterapia, ela parabenizou a todos pela iniciativa e agradeceu a FCecon pelo acolhimento e apoio psicológico para enfrentar a doença.

Ajudar ao próximo – Acompanhante da irmã que faz tratamento contra um câncer de mama na Fundação, Kátia Nascimento disse que foi a primeira vez que presenciou ações dessa natureza. “Fiquei muito feliz de ver que ainda existem pessoas assim, o que proporciona um amparo para mostrar que não estamos sozinhos nesta luta”, destacou.

FOTO: Lorena Serrão/FCecon