Parintins implanta estações disseminadoras em combate ao Aedes Aegypt

Parintins implanta estações disseminadoras em combate ao Aedes Aegypt

Parintins é uma das quatro cidades da Região Norte do Brasil a implantar as estações disseminadoras de larvicidas, em combate ao mosquito da dengue. Nesta terça-feira, 24, o secretário municipal de saúde Clerton Florêncio Rodrigues recebeu o diretor da FIOCRUZ – AM, Prof. Dr. Sergio Luz que tratou sobre o andamento do projeto na Ilha.

Participaram ainda do encontro a subsecretária Daízes Pimentel a coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, da Atenção Básica Elize Farias e da Saúde Rural Samantha Sampaio.

As estações disseminadoras são baldes pretos que contém um tecido umedecido com larvicida, sem risco para o homem. O objetivo Aedes tem por hábito procurar ambientes como esses para botar seus ovos. As partículas de veneno passam então a ser transportadas pelo inseto a outros criadouros.

Sérgio afirmou que a época chuvosa é favorável a proliferação do mosquito, sendo importante o acompanhamento do projeto. Ele reafirma que a população tem que colaborar para que os resultados sejam satisfatórios.

O secretário Clerton Florêncio reafirma que a Prefeitura tem realizado trabalho sério no combate a dengue que irá melhorar mais ainda com o projeto da Fiocruz. “O prefeito Bi Garcia tem cobrado esse cuidado para manter em conjunto com a população nossa cidade cada vez mais livre da dengue”, disse. Segundo Elaine Pires, em 2018 Parintins não registrou nenhum caso de dengue.

Texto e foto: Márcio Costa/Secom

Deixe um comentário