Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Pesquisadora da UEA participa de simpósio da Academia Brasileira de Ciências sobre doenças infecciosas

A pesquisadora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Gisely Cardoso de Melo, será uma das participantes do 8º Simpósio de Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que acontece nesta terça-feira (24/08), às 15h (horário de Manaus), com transmissão no canal do Youtube da Academia. Nesta edição do evento, um grupo de pesquisas clínicas do Estado do Amazonas apresentará um dos estudos mais avançados acerca do efeito prolongado dos sintomas da Covid-19 em pacientes curados.

As inscrições para o evento on-line são gratuitas e podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/simpcientificos08/.

O simpósio reúne cinco membros afiliados da área de ciências biomédicas, que irão apresentar pesquisas sobre doenças infecciosas e crônicas, como a Covid-19 e a malária. Além da pesquisadora da UEA, participarão do encontro Fernando Fonseca de Almeida e Val, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); Julio Cesar Batista Ferreira, da Universidade de São Paulo (USP); Mychael Vinícius da Costa Lourenço, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Renan Pedra de Souza, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O membro afiliado da ABC, Fernando Val, faz parte do grupo de pesquisa que analisa os efeitos a longo prazo de sintomas da Covid-19 em pacientes do Amazonas, onde foi detectada pela primeira vez a variante Gama do novo coronavírus. Ao longo do pico de casos da cepa, no começo do ano, o grupo coletou dados e análises de pacientes infectados, que acompanham até hoje.

O grupo do qual Fernando Val faz parte é o mesmo que conduziu o primeiro grande trabalho no mundo a atestar a ineficácia da cloroquina no tratamento contra a Covid-19. “Estamos analisando os dados e evidências do que pudemos coletar nessa época. O Amazonas acabou servindo um pouco como farol para o que acontece no resto do Brasil, porque infelizmente vivemos tudo antes”, disse o pesquisador.

Durante o simpósio também serão apresentadas pesquisas sobre o monitoramento de variantes do novo coronavírus em Minas Gerais, as dificuldades do diagnóstico e do tratamento da malária e as novas estratégias terapêuticas para a doença de Alzheimer.

O evento vai ser coordenado pelo vice-presidente da ABC para a região Sul, João Batista Calixto. Os pesquisadores Marco Aurélio Ramirez Vinol, da Universidade de Campinas (Unicamp) e Angélica Thomaz Vieira, da UFMG, também participarão como debatedores.

IMAGEM: Divulgação

você pode gostar também
Comentários
Loading...