Professores da rede estadual recebem formação com base no novo Referencial Curricular Amazonense

Após o curso, educadores atuarão como multiplicadores do Referencial. A formação prossegue até sábado (23/11), no Cepan

A Comissão de Implementação da Base Nacional Comum Curricular/AM está promovendo uma Formação de Apoio à Implementação do Referencial Curricular Amazonense (RCA), no Centro de Educação Profissional Padre José Anchieta (Cepan). A formação visa orientar os profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para atuarem como multiplicadores do RCA.

A coordenadora estadual do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), Karol Benfica, explicou que, por ora, está sendo feita a formação na capital. Posteriormente, serão estendidas para o interior do Amazonas, por meio de oito polos. A primeira formação da Secretaria de Educação voltada para o Referencial Curricular Amazonense teve início na quinta-feira (21/11) e prosseuge até o sábado (23/11), em tempo integral.

O público-alvo são os profissionais do Cepan, do Centro de Mídias (Cemeam), das sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) e do Departamento de Políticas e Programas (Deppe), além do Núcleo de Gestão Curricular da Secretaria (NGC).

“Esse público-alvo que está participando vai receber informações e orientações para atuar junto à equipe da BNCC/AM, enquanto multiplicadores. Eles vão propagar esse referencial curricular em toda a capital, atendendo a uma prévia agenda programada para 2020. Essa primeira formação contempla educação infantil e ensino fundamental, anos iniciais e anos finais”, esclarece Benfica.

Há previsão de uma formação para o ensino fundamental dos anos finais na segunda semana de dezembro.

BNCC – Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

FOTOS: CLEUDILON PASSARINHO

Comentários
Loading...