The news is by your side.

- Publicidade -

Quarta edição do ‘Muda Manaus’ será no bairro Cidade de Deus, com adoção de normas de segurança sanitária

Duas escolas da região vão reunir serviços de 22 órgãos estaduais

O Governo do Amazonas realiza, entre os dias 2 e 4 de julho, a quarta edição do programa “Muda Manaus”, que tem como objetivo diminuir os índices de vulnerabilidade social levando serviços públicos aos bairros da capital. Com mais de 80 mil habitantes, o bairro Cidade de Deus, na zona norte, receberá as ações. O atendimento ao público seguirá todas as normas de segurança sanitária adotadas em razão do enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Ao todo, serão 22 órgãos da administração estadual oferecendo serviços nas seis áreas de atuação do programa: Educação, Esporte e Lazer; Emprego e Renda; Infraestrutura, Habitação e Ordenamento Urbano; Justiça, Cidadania, Cultura e Assistência Social; Saúde e Assistência Familiar; e Segurança e Ordem Pública.

Os serviços serão oferecidos nas escolas estaduais Frei Mario Monacelli e Wilma Vitoriano Geber, essa última concentrando atendimentos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), com ações voltadas principalmente ao enfrentamento ao Covid-19.

Para acessar os serviços, é necessário apresentar documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento e certidão de casamento, se houver.

Novidades no atendimento – Com o objetivo de evitar aglomerações, em razão da pandemia do novo coronavírus, os atendimentos no “Muda Manaus” foram organizados obedecendo a regras de distanciamento, higiene e sanitização. Entre as novidades está a adoção de senhas eletrônicas para organizar o atendimento.

“Nós estamos atentos a todas as medidas de segurança sanitária em virtude de ainda estarmos vivenciando um momento de pandemia. Então nesta edição vamos observar o distanciamento social entre as pessoas, vamos disponibilizar álcool gel em todos os ambientes e máscaras. Nós vamos implementar um conceito diferente, com sala de espera e senhas eletrônicas. As pessoas vão chegar e estarão sentadas em cadeiras, observando o distanciamento, e serão chamados por meio de um painel”, detalhou o coordenador do “Muda Manaus”, tenente-coronel Orleilson Muniz.

Serviços – Além dos serviços de cidadania, como emissão de documentos e atendimentos sociais, a quarta edição do “Muda Manaus” vai oferecer atendimentos de saúde com oferta de testes para Covid-19 exclusivamente aos moradores do bairro Cidade de Deus. Todos os atendimentos de saúde serão concentrados na Escola Estadual Wilma Vitoriano Geber, também obedecendo a normas de segurança sanitária.

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) já iniciou atendimento prévio no bairro, para efetivar o fomento ainda durante o “Muda Manaus”. Também haverá ação do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) para crédito social. O programa “Peixe no Prato”, da Secretaria de Produção Rural (Sepror), e as Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) fazem parte da programação, com a oferta de pescado e verduras com preços mais baixos.

Por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), o Governo do Amazonas entregará termos de quitação de imóvel e vai disponibilizar serviço de atualização cadastral aos moradores do bairro e adjacências. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra) também vai realizar reparos e revitalização de espaços públicos.

Nas áreas de educação, esporte e cultura, haverá a oferta de cursos profissionalizantes, por meio do Centro de Educação Tecnológica (Cetam), além de atividades esportivas, de lazer e culturais, todas elas respeitando as diretrizes do decreto que estabeleceu o plano de retomada gradual das atividades não essenciais em Manaus. Os órgãos do Sistema de Segurança vão intensificar o policiamento e também as fiscalizações educativas na região.

FOTO: Divulgação/Secom

Comentários
Carregando...