Trabalhadores da cultura do município de Parintins participaram da oficina de Elaboração de Projetos Culturais, promovida pelo Instituto Cultural Ajuri, INCA. O evento aconteceu em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (APP) com apoio da Secretaria de Estadonda Cultura e Economia Criativa. O objetivo foi dar orientações quanto a formatação de projetos para participação em editais de incentivo à cultura.

O curso foi ministrado pelo especialista em Gestão e Produção Cultural, Marcos Moura. A oficina atendeu 20 trabalhadores da cultura de Parintins, em especial, artistas interessados em concorrer a editais do governo federal, estadual e municipal. “A gente fez essa atividade, uma vez que a gente observou a necessidade que se tinha, que se tem, de preparar os trabalhadores da cultura de Parintins pra que possam, a partir desse conhecimento técnico, elaborar projetos com mais qualidade e participar de editais”, relatou o palestrante.

Marcos ainda reforçou: “a gente precisa oferecer ferramentas pra que os nossos trabalhadores tenham condições, de fato, de acessar esses prêmios, esses recursos públicos que são destinados a apoiá-los nesse momento emergencial. Então, a gente precisa assumir uma nova postura, sobretudo, por conta dos impactos da pandemia, as imposições que a pandemia nos trouxe”, ressaltou.

A oficina ofereceu os seguintes conteúdos aos alunos:

– Conjuntura da política cultural;
– Características de um projeto cultural;
– Partes integrantes de um projeto;
– Como construir um Portfólio;
– Produção e gestão cultural;
– Prestação de contas;
– Editais da cultura.

 

Fonte: parintins24hs.com