Universidade Federal do Ceará exalta Boi Caprichoso em espetáculo coreográfico

Índios, caboclos, lendas, rituais, histórias, toadas e celebrações são as narrativas contadas em 14 coreografias, no espetáculo “Parintins em Festa”, apresentado pelo Grupo de Dança Popular ‘Oré Anacã’, da Universidade Federal do Ceará, vinculado ao curso de Educação Física, no dia 09 de dezembro. Exaltação ao Boi-Bumbá Caprichoso, bicampeão do Festival Folclórico de Parintins, é a terceira parte do roteiro do show, com transmissão nas redes sociais pelo Portal Ispia, às 18h, tanto no facebook, quanto no instagram.

O roteiro completo do espetáculo é dividido em Pachamama, Exaltação Contrário, Exaltação ao Caprichoso, Lenda Indígena, Bailado Corrido, Vaqueiro, Sinhazinha da Fazenda, Porta-Estandarte, Rainha do Folclore, Cunhã-Poranga, Pajé, Chamamento das Tribos, Celebração da Fé e Galera. A direção é assinada por Marcos Campos, coordenador do Grupo Oré Anacã, que na língua tupi significa ‘nossa dança’, composto 30 dançarinos, prioritariamente estudantes dos diversos cursos da Universidade Federal do Ceará.

Resultado de 10 anos de pesquisa e quatro viagens de imersão local, o espetáculo apresenta os principais elementos que compõem uma das maiores manifestações culturais brasileiras, o festival de Parintins, no qual os bois transformam a Ilha Tupinambarana, no meio da floresta amazônica, em palco para uma das mais pujantes e ricas festas do folclore nacional. O coordenador do Oré Anacã diz que o grupo desenvolve pesquisa e trabalho coreográfico tematizando cultura popular.

Marcos Campos pesquisa há 10 anos os bois de Parintins, já participou de três festivais folclóricos e manteve diálogo com os membros de ambas as associações para desenvolver o projeto. O coordenador do Grupo Oré Anacã afirma que o grupo se dispôs há seis anos a montar um espetáculo com o tema sobre a cultura de Parintins e a apresentação do resultado do trabalho será no próximo domingo.

A cronologia do espetáculo, com a explicação de cada coreografia, pode ser acompanhada nas redes sociais, no endereço @oreanaca.

Comentários