Porto de Parintins tem projeto para receber grandes navios
Foto: Gilson Almeida

Os navios não encostam diretamente na balsa devido o Porto não ter condições de suportar o peso dos navios.

A cidade de Parintins (a 369 km de Manaus) tem sido visitada por pessoas de todas as partes do mundo. A cidade ganhou visibilidade devido ao festival folclórico dos bumbás Garantido e Caprichoso. Os navios turísticos também visitam a Ilha Tupinambarana fora do período festivo, porém essas embarcações não conseguem atracar na balsa do porto e isso dificulta o passeio turístico pela cidade. Uma iniciativa busca adequar o local.

O diretor do Porto, Cristian Lima, informa que o Porto não tem capacidade de suportar o peso dos navios, mas que a administração está tomando providências. “Os navios não encostam diretamente na balsa do porto pela sua capacidade de tonelada de pesagem, mas o prefeito Bi Garcia entrou com um projeto de ampliação das amarras junto a balsa para que realmente, futuramente, possa encostar os navios diretamente na balsa para que possa ter um êxito melhor para os turistas visitarem e conhecerem os pontos turísticos da nossa cidade”, disse Cristian.

Ainda segundo Cristian, nem todos os turistas descem, muitos têm medo de ir até a balsa através de transporte marítimo, mesmo sendo do navio. Ele acredita que no próximo ano as melhorias serão feitas e na próxima temporada os navios irão encostar no Porto de Parintins.

A recepção dos turistas

O artesanato é um item que chama a atenção das pessoas que vem de fora. Os artesãos da cidade se preparam para recepcionar e vender as mercadorias, como ressalta o artesão Fernando Menezes, 58: “Aqui na nossa cidade as vezes temos aula de inglês. A gente precisa saber um pouco de inglês para recepcionar melhor os turistas e a gente vai fazendo isso aí, um amigo ajuda o outro. Nós temos essa facilidade de estudar o inglês e treinar”, conta Fernando.

Os triciclos

Ao desembarcar em Parintins, um dos principais veículos de locomoção para realizar a excursão pela cidade é o famoso triciclo e essa categoria também se prepara para receber os visitantes em grande estilo.

O presidente da Associação de Tricicleiros Turístico do Porto, Rafael Gonçalves, destaca os cuidados para bem recepcionar os estrangeiros. “Ao decorrer da temporada turística nós preparamos a Associação. Hoje com umas capacitações, capacitação no trânsito de Parintins, que é o curso de condutor de triciclo. Fizemos umas capacitações no inglês e receptivo turístico, porque nós estamos lidando com pessoas do primeiro mundo e temos que dar o nosso melhor”, disse.

A Associação de Tricicleiros Turísticos tem um sistema padronizado desde o teto do triciclo ao fardamento que é a camisa, boné e bermuda, tudo para dar uma boa recepção aos visitantes. Em questão do preço, essa categoria realiza o passeio turístico no valor de 20 dólares, totalizando em moeda nacional a 60 reais.

A temporada de turismo em Parintins iniciou nesta segunda-feira (19) com a atracação do navio americano, Sirena, com mais de 800 passageiros. Já tem navios para atracar na cidade nos dias 20 e 21. Essa é considerada uma boa temporada em que a cidade recebe cruzeiros constantemente. Estão previsto 24 navios na cidade nessa temporada que vai até o mês de abril de 2019.

Fonte: Portal CNA7

Comentários