Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Por Kássia Muniz

Parintins (AM) – A poucos dias da assembleia em que propõe prorrogar por mais um ano o mandato no Boi Garantido, Antônio Andrade, presidente, diz estar tranquilo frente as diversas manifestações contrárias vindas de sócios, torcedores e adversários políticos. “Tô vendo todo mundo se unindo contra mim. É bom isso, porque deixa muito claro pra quem é Garantido de verdade, quem quer mudar e quem não quer. Você pode ter uma foto com muita gente, mas você vê lá na foto, praticamente 70% da dívida do Boi Garantido. Eu mostro minha cara sozinho, eu não vou recuar”, afirma.

Dos principais argumentos que sustenta, segundo ele, um está baseado na interpretação do Estatuto da associação, no qual diz que o mandato de presidente é de três anos para realizar três festivais. Outra justificativa é que todos os contratos das empresas envolvidas na realização do Festival Folclórico de Parintins foram prorrogados por conta da pandemia. “Todos tiveram esse direito, o próprio contrário deu mais um ano pro seu presidente, por causa da pandemia, o Garantido foi o único que ainda não tinha pedido isso. O Garantido teria esse direito, por isso estamos pedindo”, diz.

Adversários

Antônio disse que recebe com tranquilidade as críticas direcionadas à ele desde o ano passado e, principalmente, desde a quarta-feira de cinzas, quando o edital de assembleia foi publicado. O presidente avalia que todas as manifestações são parte de uma sociedade democrática. “A minha vice (Ida Silva) é contra, porque é candidata a presidente e eu falei que ela não tem meu apoio político. Os conselhos fiscal e de ética foram eleitos juntos na eleição presidencial, mas em outras chapas, de oposição à mim. Então, é justificável que eles não queiram prorrogar mais um ano”, analisa.

Boi de arena 2023

Faltando quatro meses pro Festival, Antônio vê esse é o melhor momento para se discutir essa pauta, visto que no dia 13 de março está marcado o início dos trabalhos em galpão para a construção do boi de arena 2023. “A partir daí, não tem mais tempo de ficar discutindo política de boi, aí é boi de arena. Depois do festival já se discute as candidaturas, também não teria tempo de discutir essa pauta. O único momento é agora”, defende, categoricamente.

61 milhões em dívidas

Esse é o valor do débito que o Boi Garantido contabiliza atualmente, conforme levantamento apresentado por Antônio Andrade. Política salarial irregular, cotação de preços exorbitantes, dívidas trabalhistas, dívidas cíveis, dívidas tributárias, entre outras dívidas, se arrastam de gestões anteriores, em.”efeito bola de neve”. Além disso, constantemente o boi corre o risco de ter bens leiloados para a quitação dos débitos.

Antônio Andrade
Ouça a entrevista completa do presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade, concedida aos jornalistas Gerlean Brasil e Kássia Muniz.

Ouça o áudio na integra no link abaixo:

https://castbox.fm/app/castbox/player/id5331838/id574629828

https://www.dropbox.com/s/1vtpwgy68tf3r7i/Entrevista%20com%20o%20presidente%20do%20Boi%20Garantido%2C%20Ant%C3%B4nioAndrade.mp3?dl=0

Relacionados